Entenda como foi o ano de 2020 para o consumidor e quais são as tendências de consumo em 2021, o que é esperado das lojas físicas e principalmente das vendas no digital.
Como foi o ano de 2020 para o consumidor e os varejistas
O ano de 2020 foi um ano em que consumidores e comerciantes tiveram que se reinventar, se antes para alguns era algo comum realizar compras online para outros nem tanto e nesse cenário também podemos incluir alguns comerciantes que ainda não trabalhavam com vendas no ambiente digital.
E foi justamente em um ano atípico como esse que as vendas no setor do e-commerce cresceu, as preferências do consumidor mudou, se antes era resistente para compras online agora ele se tornou mais receptivo e para o empreendedor foi necessário mudar a forma de enxergar o mercado e atender a um consumidor que naquele momento não podia sair de casa.
O cenário para compras em lojas virtuais, era uma tendência que antes poderia levar anos para chegar ao Brasil, porém foi necessário apenas alguns meses para que os consumidores aderissem ao hábito de realizar compras na internet, pedir comida por delivery e realizar compras em app. E é nessa fase do pós-coronavírus que esses hábitos de consumo ainda vão continuar em alta no ano de 2021.
Em 2020 tivemos uma Black Friday com maior ênfase no digital, de acordo com André Dias fundador da Neotrust/Compre &Confie “O volume de vendas na Black Friday em 2020 foi um marco para história do e-commerce brasileiro, tornando-se a data com maior volume de venda já registrado no País em todos os tempos. Em alguns períodos do dia, foram mais de 5 mil pedidos por minuto”
Tendências de consumo para o ano de 2021
Compras sem toque
Em 2020 foi muito comum ocorrer transações online através de carteiras digitais e botões para pagamentos online no Facebook, opções de conversar diretamente com um consultor de vendas através do Whatsapp, inclusive a Magalu passou a incluir esse processo em sua estratégia, agora já é possível conversar com um vendedor da Magazine Luiza pelo Whatsapp e realizar a compra.
Para esse ano de 2021 há a expectativa que continue ocorrendo esse processo, afinal essas opções facilitaram a experiência de compra do consumidor, forçando os varejistas a se adaptarem a esse novo modelo de consumo.
Dessa forma pode-se afirmar que o crescimento do e-commerce irá (continuar), devido a sua continua digitalização que incentiva uma maior participação dos brasileiros nesse modelo de compra.
Lojas físicas em 2021
Apesar dessa nova onda de positividade para o ambiente virtual, não se deve descartar o modelo de loja física, muitos consumidores afirmam que sentem falta de consumir dentro dos pontos de vendas físicos. A necessidade de olhar o produto de perto e poder negociar diretamente na loja continua sendo constante, surge então a oportunidade para que os comércios se adaptem ao modelo ominichannel, realizando assim a união dos canais: o digital e o físico. proporcionando maior interação com o público e reafirmando a presença da marca na mente do consumidor.
Hoje o relacionamento entre consumidor x marcas deve ser imediato, o cliente deve conseguir entrar em contato com a empresa de qualquer maneira, mesmo que seja através de um e-mail ou mensagem no whatsapp, por exemplo. Então marcas que não conseguirem se manter presente no ambiente online dificilmente terão sucesso no ano de 2021.
Qual o perfil do consumidor em 2021
No comércio a preocupação com a saúde dos consumidores continua a mesma, seguindo os protocolos estabelecidos pela OMS, como o distanciamento social e a utilização de dispensers de álcool em gel, colocados de forma estratégica dentro dos pontos comerciais.
Menos ostentação e busca por produtos essenciais, o consumidor passa a ser mais assertivo nas suas escolhas, portanto, as empresas devem se preocupar em vender produtos que sejam relevantes para os seus clientes que de fato atendem suas necessidades.
Tendência para o consumo responsável
O consumo responsável ganha força e o interesse por produtos e processos sustáveis aumenta, assim o consumidor passa a buscar por empresas que visam entender qual o seu impacto no ambiente e como diminuir o mesmo.
Algo interessante e que irá ajudar as empresas e o consumidor, é aderir ao processo de reciclagem que está ligado a uma forma de consumo sustentável e será uma tendência para os próximos anos, confira nosso último post sobre logística reversa para entender um pouco mais sobre o assunto.
Relação do consumidor x marcas
Nesse ano o consumidor busca relações baseadas na confiança que possui nas empresas que irá se relacionar, empatia e respeito serão duas coisas que devem estar presentes nas relações de consumo. O consumidor passa a exigir das empresas comprometimento e que as práticas estejam alinhadas com o discurso das organizações.
Uma das tendências para o ano de 2021 será o foco total durante a jornada de compra do cliente, é essencial que as empresas deem atenção para angustias, reclamações, dúvidas do cliente e suas respectivas demandas. Nesse ano estamos lidando com um consumidor que sentiu um impacto na sua vida financeira e ainda está fragilizado com o ano anterior devido ao choque de viver em ano de pandemia.
Alguns pontos devem ser levado em consideração esse ano, veja abaixo:
Por fim o consumidor em 2021 irá buscar por empresas que facilitem o processo de compra, mantenham uma relação transparente com o seu público e consequentemente traz a confiança necessária para construir um relacionamento duradouro.
Agora que você já entendeu um pouco de como será o comportamento de consumo em 2021, não deixe de acrescentar esses pontos na sua estratégia desse ano.
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